Ubá: (32) 3531 5783 e icone whatsapp(32) 98402-0650 | Juiz de Fora: (32) 3257 4000 e icone whatsapp(32) 98421-9464

Icone menu Icone fechar menu Logotipo Ultrimagem
 

Notícias - Mitos sobre a mamografia preocupam pacientes - Ultrimagem

Home » Novidades » Mitos sobre a mamografia preocupam pacientes

Mitos sobre a mamografia preocupam pacientes (20/10/2016 00:00:00)

Mitos sobre a mamografia preocupam pacientes

20/10/2016

Nesta semana, uma matéria da TV Integração sobre a mamografia foi feita na Ultrimagem de Juiz de Fora. No outubro rosa, os assuntos que envolvem o câncer de mama entram em voga. Com isso, a mamografia, feita para detectar o câncer de mama ainda em estágio inicial, também passa a ser mais discutida. Porém, surgem alguns boatos que devem ser esclarecidos para a tranquilidade de todas as mulheres.

 
Ultimamente, uma informação acerca da mamografia vem circulando nas redes sociais, o que assustou muitos pacientes. Algumas pessoas têm compartilhado nas redes que a quantidade de radiação emitida no exame de mamografia poderia causar danos ou até mesmo câncer na tireoide, sendo necessário um cordão protetor da glândula ao realizar o exame. Mas isto não passa de mais um mito envolvendo a mamografia.
 
Em exames de radiografia, a radiação é mais intensa e o recomendado é que pacientes usem um colar protetor da tireoide feito de placa de chumbo. No entanto, a radiação que o exame de mamografia emite é inferior a 1%, o que não causa danos à tireoide. Especialistas afirmam e reafirmam que a mamografia é o jeito mais eficaz de prevenir o câncer de mama, além de ser totalmente seguro. 
 
No exame de mamografia, a proteção da tireoide pode até mesmo atrapalhar a realização do exame, já que tampa uma parte do seio da mulher e pode mascarar e esconder uma possível doença ali.
 
Confira a matéria completa exibida na TV Integração no dia 14 de outubro aqui

 
 
 

Voltar

© 2017. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade

Logotipo da agência ato interativo